Uma das minhas metas de vida e do blog Mulher Empreendedora Digital é justamente colocar na mente das mulheres que nos somos todas ‘marketeiras’ e empreendedoras natas.
Sabemos muito bem usar estratégias na vida e somos por natureza multi tarefas, o que é fundamental para empreender.
Ficar sentada se queixando que não teve oportunidades, que não tem tempo, que não sabe fazer isso ou aquilo… Isso vai te ajudar muito… Ajudar a não sair do lugar!
Invistam em conhecimento, cursos, treinamentos e arregace as mangas, você pode e essa é a hora.
Pesquisas confirmam que nossa economia estava destinada a passar pela crise atual, é o Ciclo da Teoria Econômica que nossos governantes poderiam ter se preparado de forma mais adequada para enfrentar, mas tudo bem, esta passando e as previsões para o próximo ano (2017) é que nossa economia retome o crescimento, e você deve estar preparada, com seu negócio já pronto para começar a alçar seu voo.
Ai você me diz: “… mas Simone eu não sei fazer nada, passei minha vida cuidando da família, ou ainda, passei a vida no mesmo emprego, só sei fazer isso…” Não, não, não e não. Eu não acredito nisso.
Pensa comigo: O que você sabe fazer e sabe fazer muito bem?
- Sabe tricotar?
- Sabe costurar?
- Sabe fazer um bolo como ninguém?
- Sabe fazer bonecas de pano?
- Sabe fazer unhas?
- Adora e entende muito de beleza e cosméticos?
- Adora viajar e pode ensinar e indicar muitos roteiros?
- Faz uma feijoada divina?
- Adora fazer cálculos?
- Sabe ensinar outra língua?
- Sabe tocar piano, violão, tambor?
- Passou a vida fazendo dieta e sabe tudo de emagrecimento?
- Faz arranjos natalinos perfeitos?
- Adora e sabe como lidar com crianças?
E por ai vai…
Há inúmeras habilidade que eu tenho certeza que você tem, e baseado nisso você pode muito bem pesquisar o mercado e quem sabe abrir seu próprio serviço de buffet, de decoração de festas infantis e casamentos, floricultura, cafeteria, fábrica de doces para festas, artigos artesanais para decoração, brinquedos de pano, roupas, bordados, malhas, aulas particulares, salão de beleza, agencia de viagens,…
Comece onde você está, use o que você tem e faça o que puder, é assim que se começa a empreender.
Vou te contar a história da Madalena:
Ela foi jornalista do Jornal do Brasil durante 17 anos, mas chegou um momento em que o espírito empreendedor de Madalena se inquietou e a impediu de fazer a mesma coisa pelo resto da vida. Foi aí que viu a oportunidade de vender as panquecas que costumava preparar (e que sempre foi elogiada) para seus filhos e amigos nos fins de semana. Comprou uma chapa usada, levou pra casa, pegou uma receita e começou a testar.
Ou seja, ela já tinha a pesquisa de marketing informal, o retorno dos familiares e amigos de que o produto dela era bom, e que, sim poderiam pagar para tê-lo.
Foi assim que ela apostou no Crepe Au Chocolat, em Brasília.
Questionaram:
“Você é louca? Sair do jornal para abrir uma creperia?”
E enquanto isso, ela já estava providenciando a reforma do seu primeiro ponto de venda.
Outra situação pela qual a Madalena passou foi preconceituosa, por ser mulher: certa vez, enquanto fazia compras dos ingredientes em um atacado para o seu negócio, estava em uma das filas e ouviu do segurança que “deveria se retirar, porque aquela era uma fila só para empresários”.
Nada disso intimidou a empreendedora. A visão de Madalena ainda foi além: foi ela que definiu o nome e a marca do seu próprio negócio, que permanece até hoje, 20 anos depois.
A creperia que começou com apenas 5 funcionários hoje conta com mais de 80, distribuídos entre 3 lojas, mais de 50 opções de recheios de crepe (alguns deles sugeridos pelos próprios clientes) e é Top of Mind em Brasília por diversos anos consecutivos.
Bom, o que eu quero deixar bem claro é que o marketing é uma ferramenta fundamental para você estruturar seu negócio e para mantê-lo. Não ignore isso, foi-se o tempo que o departamento de marketing de uma empresa era para cuidar só das vendas.
O marketing hoje é a base para implementação do seu negócio, para criação do seu produto, e para estabelecer seu público-alvo.
Ser empreendedor não é ser gigante.
Ser empreendedor é realizar o seu sonho.
E te convido a assistir uma série de 4 vídeos onde eu conto com detalhes como foi que larguei o mundo corporativo e decidi investir meu tempo no empreendedorismo: